quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Sofrimento por Osmose



Há muitos tipos coração: os que são frios, os que são moles, os que são pesados, os que são apertados, os que são manteiga.




Os corações frios, escondem tudo. Fingem não sofrer com os seus problemas e dos problemas dos outros, nem têm paciência para ouvir falar.
Os corações apertados e de manteiga são sofredores e sensíveis. Sofrem, sentem, vivem mas com muita mágoa... por vezes mágoa a mais. E nunca há descanso. Coisas boas acontecem, festeja-se durante cinco minutos mas depois!, volta-se à preocupação de sempre: será que correu mesmo bem? Não estou a festejar antecipadamente? E os meus outros problemas todos? Se calhar devo preocupar-me agora com eles. E o coração nunca tem descanso.
Apesar de tudo isto, estes corações são bons. Sofrem não só por si mas pelos outros. E, não importa a maior alegria do mundo, se alguém ao nosso lado está a sofrer e não sabemos como ajudar. E às vezes uma palavra e um gesto não bastam. O que fazer então? Gostava de ter uma resposta concreta, científica mas os sentimentos humanos são algo que, para mim, vão muito além da química.
O sofrimento faz parte da vida e é graças a estes momentos que, quando a verdadeira alegria chega, se consegue saborear a vitória e a excitação de alcançar um objectivo.



Sem comentários: