quarta-feira, 10 de março de 2010

Escolhas?


Queridos amigos;

Decidi escrever hoje de forma muito directa e pessoal. Portanto, cá vai.

Escolhas. Estava hoje a pensar se acredito na palavra escolha. E sinceramente não cheguei a qualquer conclusão. Não acho que as coisas da vida sejam uma obrigatoriedade. Acredito sim, que tudo é possível. Com jeitinho, força de vontade e dedicação tudo se faz. E o resto, é uma questão de bom senso.
Hoje estava a "conversar" (escrevo desta forma porque infelizmente as minha conversas aqui não duram mais que uma frase já que as pessoas falam em esloveno constantemente e apenas me traduzem pequeno troços de conversa que pouco dão para comentar) e falava-se sobre as mulheres com sucesso na vida. E eu comentei que achava tão injusto não serem dadas as mesmas oportunidades a mulheres e homens. Um homem pode ter filhos e ser director de uma empresa. Já uma mulher ou tem filhos ou é directora de uma empresa e mesmo assim, tem mais dificuldade em chegar lá do que um homem com 5 filhos. E alguém que participava na conversa disse directamente: "As coisas não são assim. Tem de se escolher, não se pode ter tudo. Tens de saber à partida logo se queres ter família ou carreira". E eu, que entretanto aprendi a calar-me (coisa que nunca fiz e que faço agora com muita relutância), engoli e fiquei sossegadinha no meu lugar. Mas aquela intervenção mexeu comigo de tal forma, que não pude deixar de escrever sobre ela.
Irrita-me haver pessoas que pensam assim e irrita-me que impunham estes limites e barreiras. Irrita-me que um homem que fique em casa a tomar conta dos filhos seja dado como exemplo ao argumento 'não é bem assim' (além de ser considerado um herói) mas que uma mulher que fique em casa com os filhos seja considerado algo normal e comum. Irrita-me. Irrita-me pensar que, por mais que me esforce neste mundo, vai sempre haver gente a erguer-me barreiras para não me deixar passar só porque sou diferente. E um dia, não sei como, (e há-de sair-me o euromilhões), eu vou abrir o meu negócio, vou ser grande, vou ter família e vou rir-me e mostrar a todos que é possível porque eu NUNCA irei escolher. Eu QUERO ter tudo e não vou deixar de tentar só porque me dizem que NÃO.

E como eu diria aqui: I'm pissed of!

Sem comentários: