sábado, 14 de outubro de 2017

O drama do ballet e outros

Não posso deixar de sentir que as crianças são cada vez mais castigadas em Portugal. Hoje não falo da falta de apoios do Estado, não falo da incompatibilidade das empresas com as famílias, não falo dos horários de trabalho de 12h ou 14h por dia, não falo das creches que insistem no "largar e correr". Falo das atividades extra curriculares.

A E começou a interessar-se por Ballet uns meses antes de fazer 3 anos. E não foi por pressão familiar, foi sim porque viu um recital e se apaixonou. Após meses a ouvi-la a pedir para dançar ballet decidi inscreve-la no "ballet babies" que, como diz o nome é para crianças pequenas (entre os 2 e os 4 anos). Para andar no Ballet eu teria não so de pagar as propinas mas também de comprar todo o equipamento na loja X e especificamente para a professora Y. Deixei 70 euros na loja. Num equipamento que me teria custado 30 euros na decathlon mas que nao era autorizado na escola. As aulas de Ballet não aceitavam pais a assistir, isto porque distraiam as crianças. pergunto eu: estamos numa aula de ballet babies (como diz o nome) ou numa aula de um qualquer conservatorio de dança russo? Ate compreendo que assim seja para crianças com mais de 5/6 anos mas 2/3 anos? Porque raio não posso eu assistir à aula de ballet da minha filha que ainda nem fez 3 anos? As janelas da sala até tinham as pressianas corridas para que os maldosos dos pais não se tentassem a espreitar da rua. Não podia haver qualquer contacto. Escusado será dizer que a minha filha o fim de um mês desistiu. Depois de duas semanas a pedir-me para não ir e de uma aula em que não parava de chorar deixei de a levar. Disse-me que nunca mais queria dançar ballet. Este ano decidimos voltar a tentar, isto porque ela voltou a pedir. Nova mensalidade (desta vez até com a obrigatoriedade de pagar um mês extra que ajuda ainda menos no orçamento) e, claro está, novo equipamento. É certo que ela cresceu mas o fato claramente ainda lhe servia para este ano. Fiz, portanto, questão de contar a história à professora e de lhe explicar como foi caro, ao que me respondeu "pois mas não posso mesmo permitir". Sendo o estúdio da própria pessoa, pergunto eu : não pode permitir porquê? É contra a lei? Uma criança de 4 anos precisa de ter um equipamento novo de 70 euros porquê? (fora claro, o facto de ela receber uma comissão por cada mãe que compra o equipamento). E as crianças que querem fazer ballet e cujos pais fazem um esforço financeiro grande para conseguir pagar os 30 EUR por mês e não conseguem pagar este equipamento? Não podem fazer ballet?

Ficam ainda de fora as aulas de natação que a minha filha sempre adorou e teve de deixar porque, quando passou a ir com a escolinha gritavam com ela para que se despachasse a vestir (uma criança de 3 anos e cabelo encharcado até ao rabo). Mesmo tendo-me eu oferecido para ir ajudar na hora de vestir mas é completamente impensavel para estas insitutiçoes que as crianças vejam os proprios pais durante o horario da escola....... mesmo que isso os prejudique numa actividade extracurricular que adora. Isto é Portugal.

Sem comentários: