sábado, 13 de março de 2010

Paciência

Sempre ouvi dizer que a paciência é um dom do ser humano. Ter capacidade para ouvir e respeitar, ainda que não se concorde, ter a capacidade de ensinar com consideração pela dificuldade/facilidade de compreensão do outro, ter a capacidade de esperar. Infelizmente, nem toda a gente nasce com o dom da paciência.

Mas afinal o que é um dom? Eu não acredito que os dons ou se têm ou não se têm. Eu acredito sim no trabalho e perseverança. 90%trabalho e 10%dom. Claro que há pessoas extremamente dotadas: com muito mais facilidade para certas tarefas ou desafios. Mas não acredito que aquelas pessoas que nascem sem nenhum talento especial, nunca possam vir a tornar-se verdadeiramente talentosas. E tal como todos os dons, acredito que a paciência também se trabalha. Eu nunca fui muito paciente a nível pessoal mas assim que se tornou essencial que o passasse a ser a nível profissional, eu aprendi a sê-lo. O problema é quando, por algum motivo, há pessoas que passam toda sua vida sem serem ensinadas a ser pacientes. Por algum motivo, sempre passaram ao lado de tudo e nunca foi essencial na suas vidas aprender. E quando chega aquele momento em que isso interfere com a vida dos outros, já não lhes interessa. "Quem está mal que se mude" é o seu lema. E nunca reflectem por um segundo, que pode ser a sua incapacidade de ser paciente que está mal. Já alcançaram o que tinham a alcançar e já não há interesse nem utilidade em tornarem-se pacientes só porque os outros se sentiriam melhor com isso.

A falta de paciência torna as pessoas desumanas, frias e insensíveis. Fico feliz por ter aprendido a ser paciente, ainda que muitas vezes me corroa o estômago!


Imaginem se Jesus não tivesse tido paciência!

Sem comentários: