sábado, 22 de novembro de 2008

Ignorância

Dei comigo a pensar: Qual o prazer da ignorância?
Com certeza que algum deve ser porque, todos os dias, me deparo com mais seres humanos que gostam de não saber. Não procuram, não têm curiosidade, não se interrogam.
É verdade que... dá trabalho! E quanto mais se sabe, mais se conhece, portanto mais responsabilidade se tem! E respeito... quanto mais se sabe, mais obrigação se tem de respeitar. E respeitar custa.

Mas que piada teria a vida se assim não fosse? Sem a eterna descoberta, sem a busca constante, o querer chegar mais longe! Sem o respeito pelos outros... Porque todos gostamos de ser respeitados quer sejamos ignorantes ou cultos. Mas já o oposto... é muito mais fácil desrespeitar quando não se conhece, é facil gozar... desvalorizar. Mas quando se sabe! O saber traz grande responsabilidade.

Não consigo imaginar uma vida sem livros, sem documentários, sem enigmas e sem história. Sem querer chegar mais longe! Quero poder argumentar com lógica, ensinar quem quer aprender! E quero aprender a ter paciência para mudar aqueles que gostam de ser ignorantes.

Ainda bem que quero!
Quero saber ... mais e mais... respeitar, conhecer, sentir, argumentar, ensinar, mudar, estudar, procurar, atingir, sonhar...



1 comentário:

micha disse...

Tanta gente a ignorar até a propria vida. Mais velhos os humanos ficam, mais adormecidos no tempo se tornam. E quando acordam - como, por exemplo aqueles que se visita em "fase terminal" - já é tarde. É tão duro e tão gratificante não escolher o caminho fácil das massas..
Caminhemos! Kuss, micha